segunda-feira, 15 de abril de 2013

Cobras venenosas

 Cobras em pescarias de lambaris

Em minhas muitas pescarias, e pesco já há mais de 30 anos já me deparei com cobras várias vezes. Eu não tenho medo de cobra, tenho medo é de pisar em alguma e ser picado de surpresa.
No encontro com alguma cobra, a maioria se borra todo de medo, e a reação é matar a cobra, “antes que ela pique alguém”. Sequer procuram verificar se ela é ou não venenosa.
Ao contrario de que se pensa, a cobra é um animal pacífico e medroso. Ao se assustar, ela foge. O que acontece é que quando pega de surpresa (alguém pisa em cima dela, por exemplo), ela reage com a picada. 

Há muitos anos, disse a um colega que ia a Ilha do Mel. Naquele tempo, era uma ilha deserta, e apenas um barco fazia a travessia até a ilha, dia sim, dia não.
Ele me alertou, em tom de brincadeira : “Não sei o que voce vai fazer lá, não tem nada lá. Nem farmácia, nem hospital, restaurante, nem nada. Ser voce for picado por uma cobra venenosa lá, vai morrer lentamente. Até voce chegar ao continente, já era.”

Não quero assustar ninguém, mas existe sim a possibilidade (embora muito remota) de voce ir pescar e ser picado por um cobra venenosa. Por isso, é muito aconselhável que voce registre no seu celular os telefones de emergência da cidade mais próxima ao local da pescaria. Convém também informar-se com os moradores próximos ao rio se há muita frequência de cobras no local.
A picada de cobra é uma fatalidade, um acidente. Mas podemos minimizar as chances desse acidente acontecer.
Veja os links abaixo :

Pescador morre picado por cobra 01 
A cobra é quase que surda, ela só consegue ouvir sons estridentes, sons que vibram (como o som da cigarra, ou do celular quando vibra). Portanto não adianta fazer barulho para espanta-la. O som estridente irrita e põe a cobra em estado de alerta. É por isso que os encantadores de cobra usam flautas estridentes.
A cobra sente a sua presença pelo olfato ou pela vibração do solo. O alcance do bote da cobra é igual a 1/3 do comprimento do corpo dela.
Melhor prevenção é usar perneiras ou botas de cano alto. Não meta a mão em qualquer lugar, procure andar sempre em corredores, erga pedras e troncos de árvores com cuidado.
A cobra mais comum aqui nos rios do Paraná é a Cobra d´Agua. Ela é preta-amarelada e tem a parte inferior amarelada. Não é venenosa e é totalmente inofensiva. Voce pode até atrair ela, oferecendo um lambari. 
Cobra dágua2
Não mate cobras (e nenhum outro animal silvestre), elas estão em extinção e não tem culpa de estarem sossegadas no canto delas, no habitat natural dela. Nós é que somos os invasores.
Se encontrar uma, fotografe e enxote ela para o mato.

Falsa Coral



Nenhum comentário:

Postar um comentário