segunda-feira, 15 de abril de 2013

Fisgada

Pescaria de lambari - fisgada

Há tempos que eu venho ensaiando gravar um vídeo sobre fisgada do lambari.
Fisgada, trampo, chicotada, fé, soquinho, etc. cada um tem a sua maneira de se referir a este ato, que é o de fisgar o lambari, fazer que o anzol espete a boca do lambari. Um amigo veio com esse termo: “chavascada”.
Quando a boia afunda, o lambari puxa, você não pode simplesmente erguer a vara, puxar o lambari. Precisa fazer um movimento brusco, usando a mão e o braço, fazendo com que o anzol dê um soco, um solavanco dentro da boca do lambari. Se você puxar devagar, o lambari vai sentir que esta sendo ameaçado e vai soltar rápida e instintivamente a isca.
Como fazer isso ? Fazendo um curto e muito rápido movimento com o braço. Como se você encostasse a mão numa chapa muito quente.
A fisgada é uma técnica muito difícil de se aprender, e é que nem truco : só se aprende praticando. Depois de muitas fisgadas, muito treino, você vai chegar a um ponto ideal de fisgada : nem muito forte e nem muito fraca. Nem fé demais, nem fé de menos, como se dizia antigamente.
No final do dia de pescaria de lambaris a fisgada começa a ficar feia, ineficiente. É por que você está muito cansado e já perdeu um pouco da sua coordenação motora.
Fiz esse vídeo, é uma tentativa de explicar o que é uma fisgada, um trampo.




Um comentário:

  1. Legal o detalhamento. É isso mesmo. Em dias de lambaris manhosos é o momento e a intensidade da fisgada que vai determinar o sucesso. E, realmente fisgada para cima (direção da vara) só dá "cabeleira" rsrsrs na linha.

    ResponderExcluir