segunda-feira, 15 de abril de 2013

Mandiopã de lambari


Como fazer lambari frito 


Lambari bom mesmo é frito. Já me serviram esquisitices do tipo escabeche de lambarim, rollmops de lambari, etc. mas nada melhor que lambari frito; melhor ainda, frito da maneira que vou ensinar.
Vou passar a receita usando fotos. Eu fiz até um vídeo, mas minha voz é ruim, o video ficou amador, não sei editar, enfim, resolvi que não seria desses videos de culinária.

Abrindo o lambari :
Para o lambari fritar bem e com rapidez, ele deve ficar fino como um mandiopã. Para isso, voce deve abri-los.  Alem de facilitar a fritura, aberto pega bem os temperos. Aconselho a fazer isso com lambaris recem descongelados, por que ele fica mais tenro, facilitando a tarefa.

Abrindo o Lambari (3)
1-Abra o lambari segurando pela cabeça e usando o polegar da outra mão.
Abrindo o Lambari (4)
2-Não precisa ser delicado, voce deve virar o lambari do avesso. Se a parte perto do rabo não se abrir, não tem problema, ali já é uma parte fina. Se voce tiver unha do polegar comprida, vai facilitar esta tarefa. 

Abrindo o Lambari (5)
3-Se o lambari for muito grande, voce pode tirar a espinha, as vezes não sai com facilidade. Mas se o lambari for médio ou pequeno, não precisa fazer isso, os espinhos são pequenos e finos.
Abrindo o Lambari (7)
4-Está pronto ! O lambari está aberto e “virado do avesso”, com a espinha retirada. O filé pode ficar meio feio, meio estraçalhado, mas sem problemas : a estética aqui não é importante.Abrindo o Lambari (8)
5- Usando o polegar e o indicador, esmague a cabeça do lambari. Isso vai facilitar a fritura, e também ajuda a manter o lambari aberto.  Se quiser, pode retirar a cabeça dos lambaris maiores.
Abrindo o Lambari (9)
5- E aí está o resultado : lambaris abertos, prontos para serem temperados.

Temperando o lambari

Tempero de comida cada um tem o seu. Cada cozinheiro tem as suas ervas, seus segredos. Mas existe uma unanimidade: peixe frito deve ser salgadinho e com limão. Para peixe frito, eu gosto de sal, limão, cachaça (ou vinho branco seco), gengibre ralada ou pimenta do reino, pimentão verde ralado, alfavaca, alho (pouco).Temperando lambari (3)
Costumo ralar gengibre e pimentão na parte de corte pequeno do ralador. Voce pode até abusar um pouco do gengibre, para mim ele é o carro-chefe do tempero. Coloque os temperos numa tigela média. A cachaça (ou vinho branco) deve ser bem pouca, para 150 lambaris, use 150 ml. Ela vai servir de filler, serve da dar volume ao tempero, facilitando a aplicação dele no peixe. Se preferir, não acrescente muito limão ao tempero, deixe que ele seja servido fatiado, e cada um coloca limão a seu gosto.

Temperando lambari (4)
Use pouco vinho, o  tempero deve ficar uma pasta líquida, já com o sal adicionado.
Acrescente o tempero ao lambari já aberto, e deixe marinar por pelo menos 3 horas.
Temperando lambari (5)


Empanando o lambari

Para empanar o lambari, use amido de milho (“maizena”) e fubá bem fino, na mesma proporção. Misture essa combinação, isto é, não precisa passar um e depois outro. Empane bem, os dois lados do lambari, que está molhado devido ao vinho branco do tempero.
xFritando o Lambari (1)xFritando o Lambari (2)

Fritando o lambari

A melhor maneira de fritar qualquer coisa é com uma “pasteleira” esmaltada e fogão tipo industrial. É rápido, e a fritura fica bem sequinha. Ao contrario do que se pensa, não se deve fritar demais o lambari, senão ele perde gosto. Eu gosto de frita-los até eles começarem a estalar, é o som dos espinhos se quebrando; é quando ele começa a ficar escuro.
xFritando o Lambari (3)
xFritando o Lambari (4)
Está aí na foto o resultado final ! Até agora, ninguem reclamou !!.



2 comentários: